A engenharia do menu é uma estratégia essencial para o sucesso de qualquer restaurante, indo além da simples criação de um menu Trata-se de uma abordagem científica e analítica que visa otimizar tanto a satisfação do cliente quanto a rentabilidade do negócio. Através da engenharia do menu, é possível avaliar o desempenho de cada prato, ajustar...
Como Aumentar as Receitas da Minha Empresa
Todo o negócio bem sucedido deve fazer entrar na empresa um certo montante, para que ela possa permanecer em atividade. Se está a criar valor, a tratar do marketing, a vender e a fornecer valor, então haverá necessariamente dinheiro a entrar e a sair todos os dias.
E para continuar a existir, todas as empresas tem de gerar receitas suficientes de modo a justificar todo o tempo e esforço investidos na sua gestão.
Para aumentar as receitas do seu negócio, existem 4 maneiras possíveis de o conseguir.
-Aumentar o número de clientes que atende;
-Aumentar o valor médio de cada venda;
-Aumentar a frequência de vendas a cada cliente;
-Aumentar os preços.
Aumentar o número de clientes que atende, significa que está a tentar trazer mais pessoas para a sua empresa. Esta estratégia é relativamente simples, mais clientes significa mais dinheiro a entrar admitindo que os valores médios de cada transação se mantêm.
Aumentar o valor médio de cada venda, significa que está a tentar que cada cliente compre mais, a este processo chamamos cross-selling ou up-selling.
Imagine o exemplo de um restaurante, quando um cliente vai a um restaurante, para além do prato que escolhe é lhe sugerido, entradas, bebidas, acompanhamentos e sobremesas, estamos a fazer cross-selling, agora quando o cliente escolhe um prato e nós lhe sugerimos outro de valor superior, então aí estamos a praticar o up-selling.
Em qual quer um dos casos estamos a fazer com o cliente gaste mais, conseguindo a empresa deste modo aumentar as suas receitas.
Aumentar a frequência de vendas a cada cliente, é conseguir que o seu cliente frequente o seu estabelecimento mais vezes. No caso de restaurante, se os clientes costumam frequentar o restaurante uma vez por mês, se conseguir incentivá-lo a ir duas vezes por mês, está deste modo a duplicar as suas recitas, admitindo que os valores médios de compra se mantêm o mesmo.
Aumentar os preços, significa que obterá mais receita em cada compra feita por cada cliente, considerando que os seus volumes de compra se mantêm, assim como o valor médio de cada transação e frequência de compra. Aumentar os preços fará com que aumenta a sua receita em troco do mesmo esforço.
Tenha sempre presente que nem todos os clientes são bons cliente, alguns esgotar-lhe-ão o tempo, as energias, os recursos, sem lhe proporcionar em contrapartida os resultados que espera. Centre os seus esforços em atrair mais clientes ideais para o seu negócio.
Estes são os que compram com maior frequência, gastam mais, passam palavra a outros clientes e estão dispostos a pagar um valor mais elevado pelo valor que lhes proporciona. Quantos mais clientes ideais conseguir atrair, melhor será o seu negócio.
NUNO MILITÃO
CRIAÇÃO DE NEGÓCIOS
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